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A MATROCAR E A JAÇACAR DÃO DICAS PARA VOCÊ
Clique nas opções abaixo e confira as dicas para você cuidar bem do seu carro e dirigir com segurança.
A LINGUAGEM da ESTRADA
- Seta esquerda ligada: "Não ultrapasse, pois há outro veículo vindo no sentido oposto".
- Piscar os faróis insistentemente para o veículo que está seguindo à frente: "Há problemas com o seu veículo".
- Buzinar duas vezes rapidamente com toques curtos: "Obrigado".
- Piscar os faróis para quem vem no sentido oposto, com a mão estendida para baixo, mostrando quatro dedos:
"Cuidado; animais na pista!".
- Ligar a seta direita: "Pode ultrapassar, não há veículo no outro sentido" (mas nunca confie cegamente nisso, pois o motorista de um caminhão ou ônibus a sua frente pode cometer um erro de julgamento).
- Piscar os faróis e buzinar insistentemente para o veículo que está à frente: "Estou com problemas, deixe-me passar".
- Piscar os faróis para quem vem no sentido oposto: "Cuidado; há acidente ou algum outro problema à frente!".
CONDUZA com SEGURANÇA e CONSERVANDO o seu CARRO:
Quando aprendemos a dirigir um automóvel procuramos ouvir atentamente cada palavra do instrutor. Em alguns casos, porém, o primeiro instrutor é o pai, a mãe, um tio ou um amigo que sempre têm alguma “dica infalível” que a gente guarda para sempre, ainda que a mesma possa causar danos ao veículo. Assim, há diversos hábitos que geram desgastes excessivos e prematuros nas peças dos veículos, porém, os piores são aqueles que comprometem a dirigibilidade e a segurança.
Para evitar alguns destes equívocos, a Matrocar e a Jaçacar listam para você quais são os erros mais comuns cometidos durante a condução.
Sabe aquela “pisadinha” no acelerador antes de ligar e desligar o carro? Pois é, não pode. Na verdade, isso só serve para desperdiçar combustível e aumentar as chances de danificar o motor. O que ocorre é que o combustível não queimado irá “lavar” o óleo das paredes do cilindro do motor. Quando ligar o veículo novamente, anéis e pistão vão funcionar, por alguns instantes, sem lubrificação e desgastar mais rápido.
Sabe aquela mania que há entre os jovens de passar em lombadas transversalmente, com cada roda de uma vez. Esta prática sobrecarrega as buchas da suspensão, os amortecedores e os rolamentos podendo danificá-los. Além disso provoca maior torção da carroceria, o que pode empenar o monobloco.
Deixar o carro em ponto morto em descidas é outro erro comum. Nos veículos que têm injeção eletrônica, este hábito aumenta o consumo, pois há uma compensação da aceleração pela queda brusca da rotação. Além disso, para retomar a rotação há uma injeção de combustível maior do que se tivesse mantido a rotação anterior. O carro em ponto morto também aumenta a corrente de ar no radiador, o que diminui a temperatura do motor podendo causar a queima da junta e trincas do cabeçote ou da carcaça.
É errado também, fazer o carro “pegar no tranco”, principalmente em veículos com injeção eletrônica. Se a bateria estiver arriada, mesmo que o motor funcione, a central eletrônica não funcionará com menos de 8 volts. Nesse caso há ainda o risco da correia dentada não suportar o tranco e pular alguns dentes, quebrando a harmonia de funcionamento do motor e criando o sério risco de empenar as válvulas. Outro problema decorrente deste hábito é que o combustível não queimado que descer pelo coletor de escape pode danificar de forma irreversível o catalisador.
Mas a culpa não é só dos motoristas, a má conservação do piso também é vilã nesta história. Ao ver um buraco na rodovia alguns motoristas têm a péssima mania de frear bruscamente. Com a roda travada, o impacto é muito maior e sobrecarrega a suspensão e o próprio sistema de freios. A roda venceria este obstáculo muito mais facilmente se estivesse em movimento.
DICAS ESSENCIAIS
Não apóie a mão na alavanca de câmbio, pois desgasta peças internas do sistema. |
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Não apóie o pé na embreagem, pois desgasta componentes da transmissão - como platô, rolamento e disco de embreagem.
Dirigir com o banco deitado dá lentidão às reações, além de provocar dores nas costas.
Dirigir com o braço para fora do carro provoca lentidão nas reações e dá multa.
Virar o volante com o veículo parado força excessivamente o pinhão e a cremalheira da caixa de direção, diminuindo sua vida útil.
Puxar o freio de mão sem apertar o botão desgasta mais rápido a catraca da trava.
Arrancar bruscamente reduz a vida útil de engrenagens, dos pneus e do sistema de embreagem.
Dirigir na "banguela" deixa as peças superaquecidas e o óleo resfriado.
Pressionar o pára-brisa com o dedo não impede que ele se estilhace caso receba o impacto de pedras.
Segurar o carro na embreagem prejudica componentes e desgasta o motor.
Não é recomendável lavar o motor com água sob pressão, pois os conectores podem sofrer oxidação exigindo a troca do chicote.
Passar com o carro na diagonal em lombadas prejudica o sistema de suspensão.
O CORRETO é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.
Chaveiro muito pesado prejudica o miolo de ignição do veículo.
Utilize ré apenas para manobras para não causar desgaste das engrenagens.
Pare totalmente o veículo antes de engatar a ré para evitar desgaste excessivo. |
Férias, feriadão!!! VAI VIAJAR? Cuidados com o carro garantem boa viagem!
Tudo pronto para a tão esperada viagem e, sem a menor cerimônia, o carro quebra. Frustração geral. Para evitar que imprevistos desse tipo alterem seus planos, basta checar com cuidado alguns itens vitais para o bom funcionamento do veículo. E uma boa viagem só começa com todo mundo usando o cinto de segurança.
ÁGUA e ÓLEO
O superaquecimento é um dos maiores inimigos do motor. Por isso, antes de viajar, observe os níveis de água e óleo. Para uma checagem perfeita, mantenha o carro em um terreno plano e com o motor frio.
O nível do óleo deve estar rigorosamente entre os limites máximo e mínimo da vareta de medição (em geral, são dois pequenos traços no final da vareta). O Manual do Proprietário traz a quilometragem ideal para a troca rotineira do óleo e dos filtros. Sempre que possível, faça a substituição completa.
Evite misturar óleos de marcas distintas ou com tempo de uso diferente. Com o tempo, o óleo perde parte de suas propriedades anticorrosivas e antitérmicas.
Cuidado extra deve ser tomado com o filtro. Se estiver muito contaminado, vai "sujar" o novo óleo que passa a circular no motor.
A água é outro item vital para o motor. Também exerce papel fundamental na refrigeração. Motores que não utilizam radiadores selados precisam de verificação constante. No mercado, existem várias marcas de aditivos para radiadores que evitam não apenas a corrosão e o superaquecimento mas até o congelamento (boa dica para quem pretende rodar por lugares com temperaturas muito baixas).
FARÓIS e LANTERNAS
Ver e ser visto. Esse é o princípio básico da segurança. Faróis, lanternas e limpadores de pára-brisas devem estar em boas condições e precisam ser usados corretamente. Ao fazer uma conversão, um carro pode tornar-se perigoso se o motorista esquecer de acionar as lanternas. O mesmo acontece com os faróis. Uma vez desregulados, ofuscam quem vem em sentido contrário e impossibilitam uma visualização perfeita do que o motorista tem a sua frente.
PALHETAS – LIMPADORES de PÁRA-BRISAS
Trocar as palhetas periodicamente é uma prática pouco usual, mas muito importante. Este equipamento fica exposto às mudanças de temperatura, sol e chuva, além de substâncias corrosivas que estão presentes no meio ambiente e que aceleram o seu desgaste.
A MATROCAR recomenda a troca das palhetas quando houver formação de faixas e riscos no pára-brisa, ruído ou trepidação, formação de névoa, falhas na limpeza ou quando a palheta estiver quebradiça, torta ou rasgada.
Quando for feita a troca é importante verificar a condição do motor do limpador, se o esguichador está desobstruído e posicionado corretamente, além de conferir as condições do braço limpador. As palhetas traseiras merecem a mesma atenção.
Para manter as palhetas em boas condições de uso, no momento da lavagem do carro, a limpeza das lâminas de borracha deve ser feita somente com um pano umedecido em água, nunca com querosene ou outros produtos químicos.
FREIOS
Tão importante quanto ter um carro com ótima aceleração, é saber que está em boas condições para frenagens de emergência. Se você costuma rodar com seu carro em grandes centros urbanos o ano inteiro, todos os dias da semana, é bom avaliar o estado de lonas, pastilhas de freio e fluido. Nos congestionamentos, acionamos inúmeras vezes os freios, o que reduz a vida útil desses componentes. Mesmo quem conta com o moderno ABS no carro precisa estar atento à sua manutenção. Uma dica para quem já providenciou a substituição das lonas ou pastilhas dos freios, e deseja que elas mantenham o máximo de eficiência, é utilizar o freio-motor (marcha reduzida) principalmente em descidas de serra.
Também é bom lembrar que os freios com ABS servem para manter a dirigibilidade e não apenas para parar mais rápido.
Diminuir a velocidade do veículo utilizando a redução racional das marchas é sinônimo de economia e segurança. Tentar manter a velocidade constante ao longo do trajeto (evitando arrancadas fortes e frenagens bruscas) poupa o sistema de freios e a suspensão de maiores esforços.
TENHA SEMPRE UMA BOA VIAGEM
FUJA de ACIDENTES
- Tenha sempre cuidado quando você estiver dirigindo, mas redobre a sua atenção para veículos pesados, como ônibus e caminhões. Evite ficar na frente desses veículos principalmente na descida, quando a velocidade deles aumenta.
- Sempre que for ultrapassar um caminhão ou um ônibus, tenha em mente que esses veículos são maiores que um veículo de passeio e você precisa de distâncias maiores para ultrapassá-los.
- Esteja sempre atento quando ônibus e caminhões estiverem no sentido oposto, pois o deslocamento de ar provocados por eles pode desestabilizar seu veículo.
- Evite ficar atrás de caminhões carregados com pedras ou entulho; os detritos que eles derrubam nas vias podem quebrar o seu pára-brisa.
ANIMAIS na PISTA SÃO SINÔNIMO de ACIDENTE
- Mantenha a velocidade do carro compatível com a permitida na estrada, principalmente em vias tortuosas. Assim haverá tempo para frear, caso apareça um obstáculo em sua frente.
- Ao reduzir a velocidade por causa de um animal, sinalize com o braço para o motorista de trás. Se precisar parar, ligue o pisca-alerta imediatamente.
- Ao se deparar com um grupo de animais à sua frente, não buzine; você poderá assustá-los. Aguarde uma brecha para passar.
- Evite, quando estiver dirigindo à noite, ligar a luz alta nos animais que estão cruzando a pista, pois, além de assustá-los, eles podem ficar paralisados pelo susto, dificultando suas manobras.
- Os animais pequenos também causam acidentes sérios. O motorista pode sair da pista ou até colidir com outros veículos. Só poupe a vida de cães ou gatos, por mais cruel que isso possa parecer, quando tiver certeza de que não vai colocar a vida dos ocupantes do veículo em risco.
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